
Feito o desafio, fui provar o tal do famoso tacacá. Por aqui, essa é uma iguaria que você não pode deixar de experimentar. Aliás, se fizer tal heresia merece a forca e pode esquecer as 500 fotografias tão sonhadas da Ilha do Marajó. Sem tacacá, tu não veio ao Pará, prega a tradição.
Mas continuando... o tacacá é um prato típico dessa região e seu potencial nutritivo é levado muito a sério pelas pessoas daqui. Moradores antigos acreditam que a iguaria era utilizada pelos índios antes das batalhas. O cabra que prova o caldo suculento fica um pouco, digamos... mais entusiasmado, entende?

Pois bem. Para fazer o legítimo tacacá marajoara siga passo a passo as instruções da Dona Iolanda, quituteira do que há de melhor no Marajó. Nos conhecemos nesse primeiro dia de viagem.
- Pega a cuia, bota o tucupi [caldo amarelado que sai da mandioca depois de fervida por horas e mais horas]. Depois a goma, camarão e jambu [uma folhinha verde que tem poderes anestésicos e faz a boca do cidadão tremer]. Mas tem que ferver direito. Quando estiver bem quente, tempera com sal e pimenta a gosto. E pronto. Divirta-se.
Texto e fotos: Pedro Campos
Um comentário:
Pois é... foi esse ai mesmo que eu tive que comer DOIS de vez porque uma tal de Tássia (amarela como vc) não aguentou e despejou no meu potinho!
Boa sorte ai, velho! To acompanhando e torcendo por vc... um grande abraço do Retirante na Selva de Pedra...
Postar um comentário