domingo, 2 de março de 2008

Carimbó

Além das iguarias exóticas [conheça o tacacá] e frutas típicas, como o açaí e a carnaúba, peculiaridades sonoras dão ritmo especial à Ilha do Marajó. Em Soure, primeira escala do rally Iles du Soleil no Pará, nada mais legítimo que ir as ruas prestigiar uma bela apresentação de carimbó, a dança típica da região.

Herança dos primeiros moradores da ilha, o carimbó é o resultado da miscigenação de portugueses, índios e negros. Um verdadeiro balé de cores vivas, dançado ao som de músicas percussivas que exaltam a vida dos marajoaras com narrativas sobre as dezenas de lendas fascinantes que dão tanto charme ao local. Tambor, palmas e flauta compõem o carimbó.

Separados em fileiras, os homens dançam para seduzir as mulheres. Assim como o boto. Nos rios da Amazônia, reza a lenda, que o boto se transforma num belo rapaz e sai das águas para conquistar as moças. Em noite de lua cheia, as mulheres com regra, não tomam banho nos igarapés. Quem desafia, corre sério risco de ficar grávida do peixe mais famoso da Amazônia.

foto: Pedro Campos

Nenhum comentário: