domingo, 9 de março de 2008

Iles du Soleil chega a Belém


Sob a benção dos primeiros raios de luz da manhã, os 32 veleiros que integram a flotilha do rally Iles do Soleil levantaram âncora neste sábado, 8, e zarparam em direção a Belém [PA].

A viagem que durou cerca de oito horas seguiu tranqüila até a chegada a Baía do Guajará, Belém. De acordo com a organização do evento, devido a escassez de ventos mais fortes as velas não foram içadas e os 35 barcos que participam do rally transamazônico concluíram todo percurso apenas movidos pelo motor.

Na chegada a capital do Pará, os velejadores foram saudados com uma bela queima de fogos. “Fiquei emocionado. É muito bom saber que somos bem-vindos”, disse o suíço Bernard Kopernic.

Ponto de Partida
Durante os oito dias que permaneceram na cidade, os velejadores europeus devem aproveitar para conhecer um pouco das belezas naturais e culturais que a capital das mangueiras oferece. “Estamos ansiosos para colocar a mochila nas costas e desbravar este lugar”, brinca o francês Christian Gaffé.

Ansiedade que se reflete positivamente na economia do estado. Segundo dados divulgados pela organização do evento, caucula-se que cada tripulação gasta uma média de R$ 400 por dia com alimentação e passeios. Quem parece estar muito feliz com isso é o taxista Alex Brito. “Este é o terceiro ano que acompanho a passagem do rally por Belém. E como sei que eles têm dinheiro para gastar não perco a chance. Faço plantão na porta do hotel-marina onde eles estão instalados e só arredo [sic] o pé de lá quando vão embora [risos]”, conta.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer do Pará (SEEL), na edição anterior, quando eram apenas 20 barcos, os velejadores depositaram aproximadamente R$ 1 milhão na economia estado durante os dois meses que navegaram pelas águas da região.

texto e foto : Pedro Campos

Nenhum comentário: